domingo, 23 de agosto de 2009

Encontros, desencontros & sentido



Na história “As cinco pessoas que você encontra no céu”, o personagem principal queixava-se de não ter feito nada de especial com a sua própria vida. Acreditava que ser “especial” era ter grandes feitos... era ter alcançado sucesso e projeção. Enxergava a vida de forma simplista, estreita, olhando para sofrimentos e perdas que tivera e questionando-se sobre seu valor como ser humano.
Quantas vezes nós caímos nesta mesma cilada?
O mundo nos “chama” para grandes feitos... que virem notícia... que chamem a atenção... que dêem ibope. Mas será que nossas ações diárias já não são, propriamente, o valor de nossa vida? Quanto temos que fazer para nos sentirmos melhor com a nossa “alma”? Por que não soltamos essas preocupações e deixamos a vida seguir seu rumo, “sendo” simplesmente?
Todos os dias encontramos pessoas, cruzamos os caminhos de muita gente, recebemos algum tipo de ajuda, doamos nosso tempo, agimos, sentimos, pensamos, influenciamos e somos influenciados. Centenas serão desapercebidas por nós, enquanto uma pequena parcela irá nos marcar. Certamente o inverso é válido. Somos parte da vida de algumas pessoas e, de tantas outras, nossas ações terão contribuído pouco. De qualquer forma, sabemos que esta grande rede da vida é uma história da qual todos nós fazemos parte. Encontros e desencontros têm sua razão de ser. Como nos versos de Milton Nascimento:

“Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai querer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar

E assim chegar e partir
São só dois lados da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem da partida
A hora do encontro é também despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar”

Viver é estar neste mundo disposto a tirar as melhores lições dos encontros e desencontros, consciente de que se nos permitirmos “sermos” nós mesmos e exercermos nossos talentos, estaremos fazendo a nossa parte na história.

Nenhum comentário: