terça-feira, 30 de novembro de 2010

É pro Fantástico? (Michel Blanco)

Quem esperava um “pega pra capar” na tomada do Complexo do Alemão pelas forças de segurança sentiu-se frustrado. Anticlimática, a ação não correspondeu ao prenunciado em manchetes da véspera, como a do Globo: “Intenso tiroteio entre Exército e tráfico abre Batalha do Alemão”. Assim, com batalha em maiúscula, o diário reforçava a alusão absurda ao desembarque das tropas aliadas na Normandia, inaugurada na manchete da última sexta-feira (“O Dia D da guerra ao tráfico”). Esse é só um exemplo.

Entre o triunfalismo e o sensacionalismo, a cobertura jornalística da operação policial serviu de sela ao discurso oficial, mas também montou sobre um clamor coletivo por justiçamento, desatado em fãs da escola Capitão Nascimento. O que se viu na mídia – digital, eletrônica e impressa – foi a espetacularização dos fatos, em uma busca pelo protagonista de “Tropa de Elite” entre os homens das polícias e das Forças Armadas que subiam o morro, clicados em posição de combate. Acuado pelo fogo cruzado, o pessoal do morro, como de costume, não coube na foto.

(...)

O problema é que, no confronto do Rio, não existe a polaridade entre bem e mal apregoada na dramatização midiática, ante o elevado grau de corrupção e envolvimento de agentes da lei com o crime organizado – noves fora a perpetuação de métodos truculentos. A ficha caiu até para o Capitão Nascimento. Mas na cobertura do tal “Dia D”…

Infelizmente, não começamos a vencer o crime no último domingo, como festejou a imprensa. Estamos longe, e só chegaremos lá quando soubermos dizer quem realmente é polícia e quem é bandido. Ou pelo menos identificarmos entre os mortos da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão quem portava um fuzil ou apenas carregava um guarda-chuva.

P.S.: E alguém acha que depois da apreensão de 44 toneladas de maconha no Complexo do Alemão vai faltar erva no Carnaval?

2 comentários:

Anônimo disse...

eita... Primeiro o PS: com tanta maconha acho que da pra fazer uma festinha legal... rsrsrs!

Sabemos porque tudo isso ta acontecendo, né? Copa, Olimpíada... Vamos valorizar o circo já que de pão=bolsa e circo vive o brasileiro, infelizmente. Mudar leis, investir em educação, saúde, saneamento (esse é o pior pois não dá pro Lula inaugurar, né? Ele é Lula e não toupeira (??), nunca vai pra debaixo da terra colocar a plaquinha para que ninguém veja...), valorizar o trabalho e quem trabalha, etc, etc, isso não dá pra fazer porque é pura obrigação e não dá ibope... Enfim, continuaremos com nossas duas alternativas: continuamos de olhos fechados sem ver/fazer nada (dá pra ser presidente assim!) ou ficamos indignados e só! Afinal de contas, pior do que tá não fica!!! (Será????)

Desculpe(m) pelo "otimismo" exagerado!!!

Angelo

Carla disse...

Sem comentários - seu complemento foi excelente! Endosso tudo!